A pesca é a principal atividade econômica das comunidades caiçaras de Castelhanos, que dedicam horas do dia para tecer e arrumar as redes que ficam abertas na areia da praia, esperando o tratamento adequado para serem utilizadas novamente.
​
As oficinas de rede são ministradas por pescadores artesanais que confeccionam e preparam as redes para o exercício das atividades de pesca tradicionais. Elas são realizadas ao ar livre, entre as canoas e árvores que compõem a paisagem da Praia de Castelhanos. Nos dias de chuva, a oficina acontece no rancho local. Os visitantes são convidados a aprender como fazer uma autêntica rede de pesca e entender os diferentes tipos de rede, artes de pesca e suas características. Vamos aprender as diferenças entre Rede Boiada, Rede de Fundo e o Cerco Flutuante, muito utilizados pelos pescadores locais. Ao final da oficina, o visitante poderá levar com ele a rede que produziu, além da sensação de ter vivido uma experiência única.
​
Duração - 3 horas
​
Local de encontro - na frente do Rancho da Lagoa.
​
Informações importantes - nos dias de chuva a oficina será realizada no Rancho da Lagoa. Nos dias de sol, ao ar livre.
Oficina de rede de pesca
Oficina de cestos
O artesanato caiçara é caracterizado pelo uso dos recursos naturais como o bambu, madeira e sementes locais para produção de artefatos utilizados na pesca, na decoração e de objetos utilitários. Na nossa oficina vamos aprender tudo sobre a produção das cestas e balaios, onde é muito comum o uso do taquaruçu. O artesanato é feito a partir de uma base pré- iniciada pelo caiçara. Todos os passos serão explicados e acompanhados.
Ao longo da oficina será explicado como se dá a extração dos recursos naturais para fabricação do cesto e quais são os usos dados aos objetos produzidos. O visitante poderá levar o cesto consigo como lembrança dessa rica experiência. Serão disponibilizados para venda outros tipos de cestos em diversos tamanhos.
​
Duração - 3 horas
​
Local de encontro - Praia do Canto do Ribeirão ao lado do Quiosque.
​
Informações importantes - a oficina será ministrada na varanda da casa do oficineiro – Sr. Bina no Canto do Ribeirão.
​
Duração - 40/50 minutos
​
Local de encontro - Praia do Canto do Ribeirão ao lado do Quiosque
rODA DE CONVERSA
D. Celeste e Seu Otávio, irão abrir as portas da sua casa para contar as histórias de antigamente. Eles irão nos levar para uma verdadeira viagem no tempo, onde descobrimos fatos marcantes sobre a história de Castelhanos e da própria Ilhabela, ocorridos ali mesmo. Incrível é imaginarmos todos os acontecimentos naquela mesma paisagem natural, que preservada pelos caiçaras, ainda permanece um verdadeiro quadro vivo, cenário onde parte da história caiçara se desenrola.
​
A casa de D. Celeste e Seu Otávio é nossa máquina do tempo. Lá dentro somos transportados para o passado, em uma das primeiras casas construídas na comunidade, ainda pelo pai do Seu Otávio, que preserva a mesma estrutura, o chão de terra batida e o tradicional fogão à lenha.
​
O brilho das panelas areadas mostra todo o capricho da Dona Celeste. A fumaça do fogão à lenha e o cafézinho embalam a nossa conversa. A voz calma e sua serenidade, marcas registradas de quem vive em harmonia e sintonia com aquele paraíso, nos conduzem através desta história da identidade caiçara. A vivacidade de Seu Otávio, nos mostra a conexão do caiçara com o território, as transformações, adaptações e a resistência dos caiçaras para se manterem ao longo dos tempos.
​
Uma conversa onde conhecemos uma história linda, que não tem ponto final, e para a qual você está ajudando a escrever um novo capítulo!
Agendamento - via Central de Reservas. Sujeito a disponibilidade.
Condições de cancelamento – caso as condições meteorológicas não permitam o acesso à Praia de Castelhanos, a Política de Cancelamento aplicada.
Restrições – não há.
Idade mínima indicada - acima de 10 anos.
​
O que levar – protetor solar, repelente, água e chapéu.
​
Podem ser oferecidos café da manhã e almoço nesse roteiro, sob agendamento. O cardápio será disponibilizado sob consulta e os ingredientes estão sujeitos a sazonalidade. As refeições não estão incluídas no valor do roteiro.
​