top of page

trilha da queda

Uma trilha em meio da Mata Atlântica nos leva a uma cachoeira de 46 metros, conhecida pelos caiçaras locais como cachoeira da Queda. Uma oportunidade para um delicioso banho em águas fresquinhas. As águas descem com força pela enorme pedra, formando uma piscina cristalina. A cachoeira da Queda, visível do mar, é de enorme importância para o abastecimento de água da vila do Canto do Ribeirão, uma das principais comunidades da Baía dos Castelhanos. Nossa trilha começa justamente na vila caiçara do Canto do Ribeirão, onde poderemos observar as casas de pau-a-pique, modelo de construção típico dos antigos caiçaras, que usa apenas recursos locais e ecológicos. Seguiremos passando pelo cemitério de Castelhanos, por pequenos poços, pela ponte pênsil, pela cachoeira do Poço Gordo até chegar à cachoeira da Queda.

​

Importante: A Queda está aberta provisoriamente somente para fotografias.

Nível de dificuldade - médio | 3.6 km ida e volta

Queda

Horário de saída  - 8h

​

Duração -  3h (2h de caminhada)

​

Local de encontro - na frente do Rancho da Lagoa

​

Agendamento - via Central de Reservas. 

A Praia do Gato é uma pequena praia, pouco frequentada, localizada ao norte da Praia de Castelhanos e formada por grandes pedras, areia grossa e muitas conchas. Do mirante do Gato podemos ter uma bela vista das ilhotas ao redor e por vezes avistar as canoas de pesca indo e vindo dos cercos da Baía dos Castelhanos.

​

Nossa trilha tem início na vila caiçara do Canto do Ribeirão, no extremo norte da Praia de Castelhanos, passando pela comunidade tradicional do Canto do Ribeirão, formada da decadência dos ciclos econômicos voltados à exportação de cana de açúcar, café e banana. Seguiremos por uma pequena trilha até o Mirante do Gato, onde é possível ter uma vista panorâmica da praia e de seu entorno. Terminaremos nossa caminhada então na desabitada praia do Gato, indicada para o mergulho livre. São atrativos desta trilha a vila caiçara do Canto do Ribeirão, uma Figueira Centenária (árvore) e a Ponte de Bambu que dá passagem à praia do Gato.

PRAIA E MIRANTE DO GATO

Nível de dificuldade - fácil | 3.6 km ida e volta

Praia/Mirante Gato

Horário de saída - 8h

​

Duração -  3h (2h de caminhada)

​

Local de encontro - na frente do Rancho da Lagoa

​

Agendamento - via Central de Reservas.

​

Possui kit lanche  - opcional

TRILHA MANSA E VERMELHA - TERRA E MAR

Nível de dificuldade - médio |
Retorno por mar: 2 km.
Retorno por terra: 4km ida e volta

Mansa/Vermelha

A trilha para as praias Mansa e Vermelha parte do Canto da Lagoa na Praia de Castelhanos com acesso por trilha e mar. Elas são muito utilizadas pelos moradores das comunidades, sendo de extrema importância para a comunicação local e para o acesso das crianças a uma das escolas da baía, localizada na praia Mansa. A caminhada se dá ora dentro, ora fora da mata, com vistas da baía de tirar o fôlego. 

​

Retorno por mar - O retorno pode ser feito de barquinho a motor ou de canoa caiçara, em um percurso de 30 minutos, que proporciona uma bela vista da paisagem e a experiência de navegar em canoas feitas de um só tronco. O almoço (opcional) poderá ser servido em um dos restaurantes locais.

​

Retorno por terra - Outra opção é retornar por trilha, seguindo o mesmo traçado, mas com direito a um desvio para finalizar a caminhada com um dos mais belos visuais da praia de Castelhanos, no "Mirante do Coração". O passeio termina com um delicioso almoço caseiro (opcional) preparado com frutos do mar e recursos locais.

Horário de saída  -  8h 

​

Duração -  Retorno por mar: 3h (1h de caminhada) | Retorno por terra: 4h (2h de caminhada)

​

Local de encontro - na frente do Rancho da Lagoa

​

Agendamento - via Central de Reservas. 

​

Possui kit lanche  - opcional

TRILHA Figueira - TERRA E MAR

Nível de dificuldade - Alto
Terra e Mar - percurso a pé: 3.5 km.
Trilha (ida e volta): 7km

Figueira

A praia da Figueira está inserida na área do Parque Estadual de Ilhabela e abriga uma comunidade tradicional caiçara. Possui sítios arqueológicos e uma paisagem única, formada de pequenas casas e muito verde e azul. Suas águas são indicadas para o mergulho livre.

​

A trilha começa na Praia dos Castelhanos, passando pelas comunidades da Praia Mansa e da Praia Vermelha. A caminhada se dá ora dentro, ora fora da mata, com vistas da Baía de tirar o fôlego. Nossa primeira parada é no Canto da Lagoa, para um café da manhã caiçara (opcional - somente para retorno por mar), preparado com ingredientes locais e muita criatividade. São atrativos desse passeio o Ingá Folha de Rama (árvore), o Mirante da Mansa e o Mirante Coração.

​

Retorno por mar - O retorno pode ser feito em lanchinhas a motor ou na canoa caiçara, em um percurso de 30 minutos que proporciona uma bela vista da paisagem e a experiência de navegar em canoas feitas de um só tronco. O almoço (opcional) poderá ser servido em um dos restaurantes locais.

​

Retorno por terra - Outra opção é retornar por trilha, seguindo o mesmo traçado, mas com direito a um desvio para finalizar a caminhada com um dos mais belos visuais da praia de Castelhanos, no "Mirante do Coração". O passeio termina com um delicioso almoço caseiro (opcional) preparado com frutos do mar e recursos locais.

Horário de saída - 8h

​

Duração -  Retorno por mar: 5h30 (3h de caminhada) | Retorno por terra: 8h (6h de caminhada)

​

Local de encontro - na frente do Rancho da Lagoa

​

Idade mínima indicada  - acima de 15 anos.

​

Agendamento - via Central de Reservas.

​

Possui kit lanche  - opcional

Roteiro Histórico

Nível de dificuldade - baixo

Histórico

A Baía dos Castelhanos foi cenário de várias passagens históricas importantes para o arquipélago, das quais a comunidade caiçara foi se adaptando a cada transformação e fixando suas raízes. Nosso roteiro histórico passa por locais que fazem parte da memória caiçara, onde ainda se fazem presentes ruínas de sítios arqueológicos que nos permitem visitar e conhecer à história vivida no local.

​

São ruínas de dois engenhos, que marcam momentos diferentes da história do ciclo da cana: o Engenho Velho, do primeiro ciclo, construída de pedra e cal com óleo de baleia; e o Engenho, já do segundo ciclo da cana, que produzia a cachaça Favorita, este construído de tijolo de barro. Há também ruínas de igreja colonial, que podemos visualizar parte do alicerce construído de pedra e cal, com dimensões comparáveis à igreja matriz da vila de Ilhabela.

​

Além de resquícios do cemitério, que nos remetem à época dos índios e escravos, onde é possível visualizar jazidas de antigos moradores, parentes dos moradores atuais que nos contam suas histórias.

​

Essa experiência termina na casa da Dona Celeste e do Seu Otávio, para contar as histórias de antigamente.

​

Lembrete para quem visita, esses são importantes sítios arqueológicos para Ilhabela, e uma história que continua viva com um novo capítulo que está sendo escrito pela comunidade!

Horário de saída - 8h

​

Duração -  2h de caminhada 

​

Local de encontro - Canto do Lagoa

​

Agendamento - via Central de Reservas.

​

Condições de cancelamento – a possibilidade do passeio é verificada no momento do agendamento. Caso as condições meteorológicas não permitam o acesso à Praia de Castelhanos, a política de cancelamento será aplicada.

 

Restrições – mulheres grávidas, com estado de saúde delicado, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas que não sabem nadar (para roteiros com barco).

​

Idade mínima indicada  - acima de 6 anos.

​

O que levar – protetor solar, repelente, água, chapéu, tênis ou bota para caminhada, camiseta manga longa e mochila pequena.

​

Podem ser oferecidos café da manhã e almoço nesse roteiro, sob agendamento. O cardápio será disponibilizado sob consulta e os ingredientes estão sujeitos a sazonalidade. As refeições não estão incluídas no valor do roteiro.

​

Está incluído no valor, seguro passageiro para as atividades nas trilhas, visita ao cerco e passeio de barco e canoa.​

bottom of page